Sistemas de apoio

 

O sistema de apoio, embora não seja um componente, é sem dúvida imprescindível em qualquer sistema solar térmico, para assegurar o fornecimento da energia térmica que o consumidor pretende, quando o sistema não atinge a temperatura ideal. Este apoio pode ser dado com recurso a vários tipos de fontes de energia.Deve-se ter em conta que a escolha do sistema de apoio pode condicionar a viabilidade ou até a sustentabilidade de um sistema. Na península ibérica temos sol em Dezembro, mas não é todos os dias… De forma a optimizar o funcionamento da instalação, evitando problemas no armazenamento da energia térmica solar, o consumo da energia solar deve ser sempre o primeiro. Assim, se o aquecimento de uma água de processo for efectuado através de uma instalação solar térmica e de uma fonte energética auxiliar, primeiro deverá efectuar-se o aquecimento com a energia solar e só depois é que deve ser utilizada a fonte auxiliar para atingir a temperatura desejada.

 

  Hoje, já existem no mercado esquentadores compatíveis com sistemas solares térmicos. 

  É preciso notar que a válvula termostática inclusa no equipamento, não substítui a do sistema.

 

As caldeiras a pellets também são muito comuns.

 

Os módulos solares para esquentador

Modulo Solar - Funcionamento


energia solar termica modulo solar

 

 

 

Modulo Solar - Funcionamento

Em determinados casos em que se utiliza o esquentador como auxiliar, existe a necessidade de instalar um módulo solar a montante do esquentador. (já existem esquentadores com o "kit" incluído). O kit de interligação solar desempenha uma dupla função para água quente sanitária.
Se a água proveniente do depósito solar não tem a temperatura desejada, é desviada para uma fonte de calor adicional (caldeira ou esquentador) e após ter sido reaquecida é misturada a uma temperatura aceitável para aplicações domésticas.
Se a água proveniente do depósito solar já tem a temperatura pretendida, será misturada e enviada directamente para o ponto de utilização, permitindo uma utilização eficiente da energia solar.

Contacto

energia-solar-térmica-tisst

© 2015 tisst.net -Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode