Permutadores

 

Introduz-se um permutador de calor numa instalação solar quando queremos dois circuitos independentes. E usual a sua utilização em:

  • Instalações de água quente sanitária na qual não queremos que a água de utilização passe pelos colectores
  • Instalações combinadas de água quente solar e aquecimento, tendo em conta que o consumo preferencial é para água quente solar
  • Instalações bi-fásicas que incluem captação com colectores de água e aquecimento com ar forçado tipo "fan-coil"

 

O uso de circuíto fechado com permutador está hoje em dia generalizado apesar de ser mais caro e representar uma penalização térmica. O parametro que melhor caracteriza um permutador de calor é o seu rendimento. O rendimento define-se como a relação entre a energia obtida e a introduzida. A diferença nunca deve ser superior a 5 % no caso de permutadores exteriores.

 

O tipo de permutadores mais utilizados são os permutadores de serpentina, de camisa e de placas.

Ao fazer-se uma consulta ao mercado de permutadores convencionais, há que ter em consideração que estes são construídos para saltos térmicos superiores aos que a energia solar pode proporcionar. O salto típico para os permutadores convencionais é de 90 C - 70 C, enquanto que o habitual em energia solar é 55 C - 45 C.

Para saber antecipadamente se um permutador é adequado ao uso com sistemas solares, pode-se aplicar uma regra simples, cujos resultados se tem mostrado precisos. Assim, a superfície de permuta deve estar compreendida entre 1/4 e 1/3 da superfície útil dos colectores.

 

Tipos de permutadores solares

  • Permutador de serpentina Permutador de serpentina

    Permutador interior ao depósito Apresenta elevado rendimento Pode apresentar média eficiencia (0,75) Baixo preço Muito utilizado em pequenos e médios volumes

  • Permutador de camisa Permutador de camisa

    Permutador interior ao depósito Apresenta elevado rendimento Pode apresentar baixa eficiencia (até 0,55) Baixo preço Muito utilizado em pequenos volumes

  • Permutador de placas Permutador de placas

    Permutador externo Necessita isolamento térmico Apresenta as maiores eficiencias (cerca de 90%) Elevados preços Utilizado em médios/grandes volumes (+ de 3000 l)

Contacto

energia-solar-térmica-tisst

© 2015 tisst.net -Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode