Universidade de Coimbra desenvolve frigorífico solar inovador

18-12-2012 22:26

Universidade de Coimbra desenvolve frigorífico solar inovador

UCoimbra desenvolve frigorífico solar inovador

Foto: Investigadores Gonçalo Brites e José Costa - FRISOL pode ser muito útil em zonas remotas sem rede elétrica

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um frigorífico solar inovador, capaz de produzir frio para cerca de 3 a 4 kg de gelo por dia. Mesmo sem sol, o FRISOL consegue manter o frio durante dois ou três dias.

A base do projeto FRISOL está na implementação da refrigeração utilizando sílica-gel, um material não tóxico e de baixo custo extremamente eficiente na retenção de moléculas de vapor (pode adsorver água até 40% do seu próprio peso quando está fria, voltando a libertar a água ao ser aquecida).

Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Associação Americana de Engenheiros de Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE), a investigação iniciou-se em 2007 e conduziu a resultados muito promissores.

A equipa já construiu um protótipo com equipamento completamente autónomo, necessitando apenas de energia solar para acionar o processo de refrigeração.

Este frigorífico solar poderá ser muito útil "em zonas remotas sem rede elétrica, como por exemplo, em África. A indústria já manifestou interesse por se tratar de uma tecnologia de baixo custo", explica em comunicado José Costa, um dos coordenadores do projeto.

No entanto, este frigorífico pode ser também usado em alternativa aos equipamentos comuns, apenas necessitando de energia solar para o seu funcionamento. Mesmo nos dias em que não há sol, o FRISOL consegue manter o frio (produzido nos dias com sol) durante dois ou três dias.

O projeto, que conta também com a colaboração de um investigador da Universidade de Aveiro (Vítor Costa), vai agora entrar em fase de otimização, testes de robustez, e estudo de novas aplicações práticas.

Voltar

energia-solar-térmica-tisst

Este site tem o patrocínio da empresa de segurança

AV-Alarmes e Videovigilância, Lda.

Conheça os novos sistemas de vigilância a energia solar.

© 2023 tisst.net -Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode