Dois novos parques de energia solar

13-09-2012 22:33

Dois novos parques de energia solar começam este mês a produzir eletricidade

Lusa 13 Set, 2012, 12:38

Dois novos parques de energia solar fotovoltaica, em Silves e Albufeira, vão começar a produzir ainda este mês eletricidade equivalente ao consumo doméstico de mais de 17 mil pessoas, revelou à Lusa o porta-voz da empresa construtora.

Os parques, situados em Alvalades (Silves) e em Ferreiras (Albufeira), vão ser inaugurados a 25 de setembro, mas já foram ligados à rede, segundo José Barata, responsável pela comunicação da Martifer Solar, empresa do grupo Martifer.

Em conjunto, as unidades deverão evitar a emissão de 14.154 toneladas de dióxido de carbono por ano, sendo a eletricidade produzida "o equivalente ao consumo doméstico de mais de 17.500 habitantes".

"A eletricidade produzida por estes dois parques será entregue na rede, conforme estabelece a legislação em vigor, para consumo público", acrescentou.

Os dois parques vão depois ser explorados pelo BNP Paribas Clean Energy Partners, atual detentor das licenças, tendo a Martifer Solar sido a empresa escolhida há dois anos pela Direção Geral de Energia e Geologia para construir as unidades.

O parque instalado em Alvalades ocupa uma área de 412.520 metros quadrados (41,3 hectares), tem 60.080 módulos e uma capacidade de produção de 15,6 MWp (unidade de medida de potência elétrica).

De menor dimensão, o parque de Ferreiras foi construído em 160.760 metros quadrados (16,1 hectares) e pode, com os seus 28.320 módulos, produzir 6,8 MWp, segundo as informações avançadas pelo construtor.

A construção dos dois parques envolveu 200 trabalhadores, 120 em Alvalades e 80 em Ferreiras e, no conjunto contarão com mais de uma dezena de pessoas para a sua operação e manutenção, frisou o responsável.

A Martifer Solar considera que o Algarve, "pelas suas características climatéricas, é uma das regiões europeias com melhores condições para a instalação de projetos fotovoltaicos" como os que vão ser inaugurados no dia 25, que permitem "a produção de uma energia limpa e sem a emissão de dióxido de carbono (CO2)".

Voltar

energia-solar-térmica-tisst

Este site tem o patrocínio da empresa de segurança

AV-Alarmes e Videovigilância, Lda.

Conheça os novos sistemas de vigilância a energia solar.

© 2023 tisst.net -Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode