AUTOCONSUMO: Produtores de fruta de Vila Franca ganham sustentabilidade

20-11-2014 13:46

AUTOCONSUMO: PRODUTORES DE FRUTA DE VILA FRANCA GANHAM SUSTENTABILIDADE
Uma empresa da área das energias renováveis acaba de instalar uma solução de autoconsumo na ‘Frutalmente’, organização de produtores de fruta, sedeada em Cachoeiras, Vila Franca de Xira. O projecto, que conta com painéis fotovoltaicos, irá contribuir para a sua sustentabilidade energética da entidade.
 
energia solar - autoconsumo
 
Em comunicado, Paulo Rodrigues, responsável da Frutalmente, afirma que a entidade decidiu «avançar com este investimento de autoconsumo recorrendo aos painéis fotovoltaicos porque temos um grande consumo de energia eléctrica e pretendíamos reduzir substancialmente a nossa factura energética. Com este investimento, vamos conseguir atingir esse objectivo, aumentando a nossa autonomia e reduzindo substancialmente a nossa dependência em relação ao nosso comercializador de electricidade, contribuindo ao mesmo tempo para a preservação do meio ambiente», acrescenta o responsável.
 Também António Lourenço, gestor da SunEnergy, empresa responsável pelo projecto, refere que «a implementação desta solução, composta por 144 painéis solares, permite a produção e autoconsumo de mais de 50 mil kWh por ano, ou seja, mais de um milhão de kWh produzidos nos próximos 25 anos. Para além da poupança económica que a ‘Frutalmente’ terá, ao produzir a sua própria energia, evitará, ainda, a emissão de cerca de 500 mil quilos de CO2 num prazo de 25 anos», conclui.
 
Recorde-se que o autoconsumo é um novo modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis, em particular a partir do sol, em que a energia eléctrica produzida é consumida predominantemente pelo produtor, embora com a possibilidade de injectar o remanescente na Rede Eléctrica.
 O autoconsumo potencia o desvio de consumos nocturnos para o período diurno, durante o qual existe maior produção de energia, pelo que, fará todo o sentido, por exemplo e sempre que possível, colocar as máquinas de lavar roupa e louça a funcionar durante o dia, bem como, quaisquer outros equipamentos eléctricos para os quais essa deslocação seja possível.
 Permite também a acumulação de energia com recurso a baterias, as quais são carregadas quando existe mais produção, sendo a energia usada entretanto em períodos de ausência de produção.
 
Fonte: O INSTALADOR Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2014

Voltar

energia-solar-térmica-tisst

Este site tem o patrocínio da empresa de segurança

AV-Alarmes e Videovigilância, Lda.

Conheça os novos sistemas de vigilância a energia solar.

© 2023 tisst.net -Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode