Açores: Energia solar vai abastecer Corvo em 80%

04-12-2012 22:31

Açores: Energia solar vai abastecer Corvo em 80%

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012

Açores: Energia solar vai abastecer Corvo em 80%

 

A ilha do Corvo, nos Açores, vai passar a produzir eletricidade a partir de energia solar através de um projeto que visa dotar as habitações e edifícios públicos de painéis solares e bombas de calor.

Numa nota publicada, esta quarta-feira, no site do governo dos Açores, Fernando Ferreira, presidente do Parque Natural da Ilha do Corvo salienta que este projeto quer “encontrar opções para transformar uma ilha 100% dependente de combustíveis fósseis importados num sistema energético mais sustentável”.

A primeira fase do plano estratégico, com um investimento na ordem do um milhão de euros,está praticamente concluída. Já foi feita a instalação de painéis solares em cerca de 40 casas, que neste momento, “beneficiam do aquecimento de águas domésticas através da energia solar.

Para o primeiro trimestre de 2013 está previsto o início da segunda fase da ação, que prevê a substituição dos equipamentos de gás butano das cozinhas e das águas sanitárias.

Com esta iniciativa, o Corvo vai tornar-se menos dependente dos recursos energéticos exteriores, que, por vezes, encontram algumas dificuldades em chegar à ilha devido às condições climatéricas.

A médio prazo, este plano vai expandir-se para o aproveitamento hídrico com a instalação de uma segunda lagoa artificial. Assim, o executivo do arquipélago dos Açores espera que no futuro, a ilha tenha uma percentagem de energia renovável a rondar os 80%.
 
Esta iniciativa é um projeto do governo dos Açores em parceria com a elétrica açoriana EDA e o consórcio Green Islands, um dos principais projetos de investigação do programa MIT-Portugal.

Voltar

Contacto

energia-solar-térmica-tisst

© 2015 tisst.net -Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode