energia-solar-Portugal, Padre-Manuel-António-Gomes

Introdução

 
Podemos afirmar que, desde os primórdios da humanidade, o Sol sempre despertou curiosidade e adoração. Ao longo da história também intelectuais e comunidades científicas abordaram o tema. Um Português, Padre Manuel António Gomes (1868-1933), mais conhecido como Padre Himalaya, foi o inventor do mais avançado equipamento de captação de energia solar da época, o Pirelióforo (fig. em cima). Este invento galardoado na exposição Universal de St. Louis, em Abril de 1904 com duas medalhas (ouro e prata), era capaz de gerar temperaturas na ordem dos 3500 ºC, suficientes para fundir a maioria dos metais. Mas como sabemos, os combustíveis fósseis estavam a trilhar o seu caminho monopolizador e corporativo, não permitindo estas linhas científicas alternativas, relegando-as para planos inferiores. Todavia tudo vai ser diferente neste século XXI.
A utilização corrente de energia solar para aquecimento de águas sanitárias teve início na década de 80, sem que este tipo de aproveitamento energético tivesse a expressão desejada por uma alegeda falta de qualidade dos equipamentos e das instalações efectuadas. Era um tímido despertar que já deixava sementes.
Há que realçar os bons exemplos dessa altura, pois ainda hoje existem sistemas que contam já com cerca de 20 anos e mais de funcionamento, o que prova que estamos perante sistemas com um ciclo de vida bastante longo. Em 2003 foi lançado pelo Governo o programa “Água Quente Solar”, que preconizava a relação Equipamento Certificado e Instaladores Certificados, o qual garante o correcto funcionamento das instalações e a recuperação do investimento.

O principal benefício para aqueles que aderem a esta tecnologia é ver a sua conta mensal de energia (electriciade, gás) diminuir considerávelmente. Um sistema solar térmico bem dimensionado permite poupar até 70% da energia necessária para o aquecimento de água de uma habitação. Tendo em conta que os sistemas solares térmicos são projectados para um tempo de vida útil de aproximadamente 20 anos, imagine agora a quantidade de energia poupada, bem como os benefícios ambientais que daí resultam. Sabemos que actualmente o uso de energia deve ser feito de forma coerente e responsável, sendo vital a divulgação do uso de energias limpas alternativas. O sol disponibiliza por ano múltiplos da energia consumida em todo o mundo, um múltiplo de todas as reservas de combustíveis fósseis conhecidas, isto é: 

1,5 1018u kWh a/ 1500 milhões de biliões de kilowatt horas por ano

Valor 10.000 vezes maior do que o necessário actualmente. Para além disso, estima-se que a radiação proveniente do sol tem ainda 5 biliões de anos de vida. Temos sido consecutivamente manipulados para pensarmos que estas são tecnologias pouco eficientes, mas acreditamos que os combustíveis fósseis em breve serão passado e que o Solar e as energias renováveis de uma forma em geral, vieram para ficar neste século XXI.

Este site destina-se à partilha de conhecimentos de forma totalmente gratuíta e desinteressada, mas o leitor pode ser  redireccionado para páginas exteriores, comerciais ou meramente informativas (relacionadas com o tema) sendo que as de carácter comercial estão devidamente identificadas e existem como forma de custear as despesas com o site. Aqui, não se vende ou compra nada, não representamos marcas nem instituíções. Apenas partilhamos conhecimento. Como amantes do Sol e do seu potêncial energético, abordaremos o tema de uma forma generalista, sendo a parte técnica (Contéudos), totalmente dedicada á energia solar térmica para águas quentes sanitárias (AQS). A informação técnica  aqui disponobilizada procura ser rigorosa e verdadeira. A actualização de contéudos é constante e pode provocar a indisponibilidade de alguma página temporáriamente, pelo que pedimos a sua compreensão. Conhecemos perfeitamente a "Estória do acordo ortográfico", e por isso mesmo, não o usamos!

Na procura de uma maior satisfação por parte dos leitores e na perspectiva de uma maior facilidade de navegação, o site tisst é responsivo, estando desta forma acessível de forma amigável em todo o tipo de dispositivos de acesso à internet.

 

Contacto

energia-solar-térmica-tisst

© 2015 tisst.net -Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode